mardi 3 août 2010

Citações de Fernando Pessoa


Acção

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito està em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palàcio tem qualquer terra larga, mas onde estarà o palàcio se não o fizerem ali?
Livro do Desassossego

Amor

Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou numca se amou verdadeiramente.
Pantaleão

Animais

O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não.
Textos Filosóficos

Beleza

Definir o belo é não o compreender.

Chefe

Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente.
Livro do Desassossego

Crença

O que há de bom ou mau em qualquer crença, "qualquer", é o modo como se crê. O bem ou o mal está no psiquismo do crente, não na crença.

Desejo

O que é doença é desejar com igual intensidade o que é preciso e o que é desejável, e sofrer por não ser perfeito como se se sofresse por não ter pão. O mal romântico é este: é querer a lua como se houvesse maneira de a obter.
Livro do Desassossego

Dizer

Creio que dizer uma coisa é conservar-lhe a virtude e tirar-lhe o terror.
Livro do Desassossego

Esperança

Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Morte

Podemos morrer se apenas amámos.
Livro do Desassossego

Passado

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a historia continua, mas não o texto.

Pensar

Pensar é limitar. Raciocinar é excluir. Há muito que é bom pensar, porque há muito que é bom limitar e excluir.
O Eu Profundo

Presente

Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho.
Livro do Desassossego

Sentimento
O sentimento abre as portas da prisão com que o pensamento fecha a alma.
O Eu Profundo

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire